Social Icons

Pages

20 novembro 2012

Dia de Ação de Graças




Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Salmos 103:1-2

Dia de Ação de Graças é um feriado oficial nos Estados Unidos e no Canadá. Vários países tem aderido sua comemoração devido a sua popularidade, facilidade de comemorar e motivação (agradecer a Deus pelas bênçãos).

Thanksgiving Day”, como é chamado nos EUA, iniciou-se como uma maneira de celebração e gratidão a Deus pela boa colheita do ano. Justamente no outono, onde a colheita é recolhida, é comemorado o Dia de Ação de Graças, a saber: na quarta quinta-feira de novembro, neste ano (2012) será comemorado no dia 22/11/2012.

O primeiro dia de Ação de graças deu-se após os colonos (que fugiram da Inglaterra para os Estados Unidos buscando liberdade religiosa) terem péssimas colheitas e um duro inverno no ano 1620, mas na colheita de 1621 todos foram surpreendidos, a alegria foi tanta que o governador da vila (de Plymounth, Massachusetts) declarou a comemoração que foi programada para o início do outono de 1621, separaram os melhores frutos e juntamente com os índios celebraram e agradeceram a Deus pela maravilhosa colheita.

Em várias outras culturas, também existiram (e existem) este tipo de comemoração, agradecendo e celebrando pelas bênçãos, dádivas recebidas no decorrer do ano.

É válido ressaltar que foi o Presidente dos Estados Unidos (1863) Abraham Lincoln, quem decretou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, sendo homologado também pelo Congresso Americano.

Neste dia, são relembradas as bênçãos recebidas no ano, a comunhão com a família e também a comemoração, com um prato típico, dentre os principais, está o Peru, tanto que o Dia de Ação de Graças também é apelidado de “Turkey Day” (Dia do Peru).

Por que estou falando de uma data comemorativa que é mais oficial e forte em outro país?

Em primeiro lugar, acredito firmemente que todas as oportunidades que temos para agradecer e buscar a Deus, podemos – e devemos – aproveitá-las como pretexto.

Em segundo lugar, sou muito grato a Deus pelo ano de 2012, com todas as realizações, conquistas, e até mesmo com alguns “Nãos” que recebi, mas afinal... “tudo contribui para o BEM daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28), e como eu amo muito ao meu Deus, sei que tudo foi para o meu bem.

E aí… mesmo que não tenhamos uma folga, um feriado ou algo do tipo, que tal reunir amigos e/ou familiares, fazer um almoço ou jantar especial e deixar com que cada um testemunhe tudo o que Deus fez (e pode fazer) este ano!? Desta forma, estaremos louvando-O e engrandecendo-O e certamente Ele se alegrará com isto!

Fica a sugestão… eu já estou programando o meu, que tal pegarmos esta comemoração como pretexto e dar Ação de Graças ao nosso Deus?

Marcelo Paz

Um comentário: